Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

18/10/2022ㅤ Publicado às 13:22

Definida a comissão julgadora do 2º Concurso de TCC do CAU/ES.

Os profissionais convidados atuam nas diferentes áreas previstas no concurso e vão avaliar e selecionar os trabalhos, de acordo com os critérios estabelecidos no edital.

O período de avaliação dos trabalhos vai até 06/12. O resultado final será anunciado no dia 15/12, no Dia do Arquiteto.

 

Conheça os profissionais

Carlos Alberto Barbosa de Souza

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (1982) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991). Mestrado em Arquitetura Urbanismo – PósArq – Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Doutorando em Arquitetura e Urbanismo – PósArq – Universidade federal de Santa Catarina (2018). Atualmente é consultor – Studioh Projeto – Projeto e Planejamento em Hotelaria e do escritório de Arquitetura – Arquidesc – Balneário Camboriú/SC. Professor titular do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo – Campus Balneário Camboriú/SC da Univali. Coordenador de Pós-graduação Lato Senso: Arquitetura e Design de Interiores para o mercado de Luxo (4 turmas), Arquitetura e Design de Interiores: Projeto e Atuação Profissional e Qualidade Ambiental em Edificações e no Espaço Urbano. Avaliador de cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores pelo INEP/MEC. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura. Atua principalmente nos seguintes temas: arquitetura e urbanismo, projetos arquitetônicos – lazer e meios de hospedagem, projetos institucionais, projeto arquitetônico, residencial e projeto urbano arquitetônico.

Cíntia Camila Liberalino Viegas

Graduada em Arquitetura e Urbanismo (2007) e Mestre em Psicologia Ambiental (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especialista em Estudos do Patrimônio Arquitetônico (2013) pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP – UP / Portugal) e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN (2014-2018). Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN. Na pesquisa, atua principalmente nas áreas de Projetos de Arquitetura e Urbanismo, Psicologia Ambiental, Arquitetura da Paisagem e Patrimônio Arquitetônico. Consultora na área de Patrimônio Cultural. Conselheira CAU/RN e Conselho Municipal de Cultura de Natal.

Cristhian Moreira Brum

Avaliador Nacional de Cursos de Graduação INEP/MEC – Arquitetura e Urbanismo, Design. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI Campus de Santiago – 2009), Especialista em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA – 2010), Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM – 2012. Doutor em Educação nas Ciências, na área de concentração em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ Campus de Ijuí – 2017). Coordenador Adjunto e Professor Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU/FAURB/UFPel), na Área de Concentração em Arquitetura, Patrimônio e Sistemas Urbanos, na Linha de Pesquisa em Percepção e Avaliação do Ambiente pelo Usuário com ênfase a Arquitetura Clínico Hospitalar e Arquitetura para a Saúde. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura Clínico Hospitalar, Arquitetura para a Saúde, Teoria do Projeto Arquitetônico, Acústica Arquitetônica e Metodologias Educacionais para Arquitetura. Possui ORCID sob Código 0000-0003-4770-7276. Web of Science ResearcherID: AAU-7047-2021.

Fagner das Neves de Oliveira

Arquiteto e Urbanista formado pela UFRJ, mestre em Engenharia Ambiental pela PEA/UFRJ, doutorando em Arquitetura no PROARQ/UFRJ, membro do corpo docente do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal Fluminense (CAU-IFF); Professor do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Cidades e suas Tecnologias e Pós-graduação Lato Sensu em Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade; membro do Núcleo de Pesquisa APPA – Ateliê de Pesquisas da Paisagem. Faz parte da Rede Nacional de Pesquisadores do Projeto Temático – Sistemas de Espaços Livres (QUAPÁ-SEL) da FAUUSP. Atua nas áreas de Projeto de Arquitetura e Urbanismo, Desenho, Representação e Linguagem, Arquitetura da Paisagem com ênfase em leituras simbólicas da paisagem.

Fernando Márcio de Oliveira

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (1993), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela USP – Universidade de São Paulo (1998), Escola de Engenharia de São Carlos, e doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Alagoas. Professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no Departamento de Engenharia Civil, também leciona no Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Tem experiência em projeto de Arquitetura com projeto de várias escalas e usos em Sergipe e Alagoas, com ênfase em Tecnologia do Ambiente Construído, atuando principalmente nos seguintes temas: projetos residenciais, institucionais e comercias, BIM (Building Modeling information), Eficiência Energética e Conforto Ambiental. Foi um dos responsáveis pela transição e instalação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo no Brasil e em Sergipe, sendo Presidente do CAU/SE em 2012, Conselheiro Federal Suplente do CAU/BR de 2015 a 2017, e Conselheiro Federal Titular de 2018 a 2020. Coordenou a Comissão de Relações Internacionais – CRI do CAU-BR durante toda essa gestão, e participou ativamente da CEP – Comissão de Exercício Profissional, tendo sido um dos participantes da CTF – Comissão Temporária de Fiscalização. Atualmente é conselheiro estadual do CAU-SE na gestão 2021 a 2023.

 

Gabrielle Astier de Villatte Wheatley Okretic

Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Luciano Feijão. Foi docente no curso de Arquitetura e Urbanismo na Fundaçao Ieducare e coordenadora da pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNINTA (Sobral-CE). Faz estágio pós doutoral no departamento de Geografia pela UVA (em andamento). Coordena o grupo de pesquisa UrbColab, vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Arquitetura, Cidade e Tecnologia – NuPACT (CNPq). Doutora em urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Urbanismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2016-2020), e estágio (doutorado sanduíche) na Universidad de Antioquia no Departamento de Ciências Sociais, Medellin – Colômbia (2018-2019). Foi docente na Pontifícia Universidade Católica de Minas (Poços de Caldas – MG) em 2016. Foi pesquisadora bolsista da FIOCRUZ, na implantação do projeto piloto “Observatório de Saúde Urbana” (2014-2015). Mestra em Urbanismo, com bolsa Fapesp (2012-2013). Participou do grupo de pesquisa do CNPq “Águas no Meio Urbano” (CEATEC/PUC-Campinas, 2012- 2013) coordenado pela professora doutora Laura Machado de Mello Bueno. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006 – 2011). Fez parte do PET, e projetos de extensão pelas PUCC e UNICAMP. Especialidade: arquitetura de baixo impacto ambiental e urbanismo colaborativo. Faz parte do Br Cidades, representando o Núcleo Br Ceará.

 

 

Heraldo Ferreira Borges

Doutor (2018) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialista (2009) e Mestre (2012) em Desenho Urbano e Projeto do Espaço Público pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa e Graduado (1999) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo. Possui experiência profissional nas áreas de arquitetura, urbanismo e paisagismo, pela qual recebeu diversos prêmios, e desenvolve trabalhos principalmente nas áreas de planejamento urbano e territorial, morfologia e morfogênese metropolitana e planejamento de infra-estruturas, que já foram apresentados em conferências científicas no Brasil, em Portugal, na Espanha e na Itália. Paralelamente desenvolve projetos nas áreas de audiovisual e intervenção urbana. Atualmente é Professor Assistente de Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Coordenador do Grupo de Estudos da Forma Urbana no Brasil.

 

Ivanize Claudia dos Santos e Silva

Avaliadora de Cursos do INEP/MEC (2018). Avaliadora ad hoc do Departamento de Extensão/UNIFAP. Coordenou o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Amapá (CCAU – UNIFAP) durante o período de 10/2012 a 05/2013. Atualmente é Professora Adjunto III, atuando junto ao Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Arquitetura e Urbanismo (2002), Mestrado em Engenharia Elétrica (2008) pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo (2017) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com período sanduíche na Universidade de Lisboa (ULISBOA). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo com ênfase em Conforto Ambiental no Ambiente Construído, atuando principalmente nos seguintes temas: Clima e Conforto Térmico Urbano e Desempenho Térmico de Edificações. Pesquisadora no Laboratório de Análise do Ambiente Construído/LADEC – FAU/UFPA, 2007. Professora responsável pela elaboração do projeto de implantação do Laboratório de Conforto Ambiental da Universidade Federal do Amapá. Implantou e coordenou o Laboratório de Conforto Ambiental do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP) durante o período de 01/2009 a 06/2010. É Líder do Grupo de Pesquisa Conforto Ambiental e Eficiência Energética em Edificações/UNIFAP.

Mariana Roberti Bomtempo

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (2013). Mestre em Design and Urban Ecologies pela Parsons – The New School em Nova Iorque (2016), pelo programa Ciências sem Fronteiras (CAPES). Atualmente é Conselheira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo CAU/DF (2021-2023). Professora do curso de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário do Planalto Central Aparecido dos Santos (Uniceplac), onde foi idealizadora e coordenadora do Escritório Escola Saída Sul, entidade voltada para o atendimento da comunidade por meio do estágio supervisionado e extensão universitária. Já trabalhou nas iniciativas pública e privada, no Brasil e nos Estados Unidos, nos mais diversos campos: planejamento urbano, arquitetura institucional, projeto e reforma residenciais, design gráfico, mapeamento e processamento de dados, pesquisas relacionadas às cidades, consultoria para práticas profissionais em assistência técnica para habitação social, projetos participativos de qualificação urbana e direito à moradia.

Mariela Cristina Ayres de Oliveira

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000). Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Professor Associado III da Fundação Universidade Federal do Tocantins (Desde 2005). Professora colaboradora do Programa de Mestrado em Ciências do Ambiente (PPGCiamb) na linha de pesquisa: Natureza, Cultura e Sociedade. Professora pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), atuante no NDE  no curso de Física-EAD (desde 2013). Coordenadora de grupo de pesquisa, atuando na área de cidade, cultura e maio ambiente desde 2006 e, desde 2013 em projetos de pesquisa e extensão vinculados a Estudos do Meio Ambiente.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaque Home

18/12/2024

Festival ArqCult promove um dia de celebração à Arquitetura e Urbanismo

Destaque Home

17/12/2024

140ª Reunião Plenária – Participe!

AU

13/12/2024

Edital de Seleção de Coordenador de Projeto de Athis – Resultado

Destaque Home

10/12/2024

Conheça os Vencedores da Premiação Acadêmica do CAU/ES