Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

16/04/2013ㅤ Publicado às 13:58

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU/ES) participou, no último dia 5 de abril, do Seminário de Mobilização para a 5ª Conferência Estadual das Cidades no Espírito Santo. O encontro foi realizado no auditório do Palácio da Fonte Grande, em Vitória, e teve como objetivo estimular a realização da Conferência Estadual e Municipal das Cidades, de forma a prestar esclarecimentos sobre organização, participação, capacitação, sistematização e validação das etapas preparatórias.

Seminário de Mobilização para a 5ª Conferência Estadual das Cidades no Espírito Santo

Foto: Tiago Alencar Oliveira

No seminário houve a apresentação e debate da temática “A 5ª Conferência Nacional das Cidades: Mobilização e Desafios” e foi abordado o tema “A 5ª conferência Nacional das Cidades e a Implementação do SNDU”. O evento contou com conselheiros de todo o estado do Espírito Santo, além de outros membros do Concidades vindos de Brasília e Pará.

O administrador Federal do Conselho das Cidades, Luiz Pimenta, ressaltou a importância da conferência para o desenvolvimento urbano e para as cidades. “A importância do seminário hoje, é discutir o desenvolvimento das cidades, tratando temas como saneamento básico, habitação e falar um pouco sobre o inchaço das cidades, tudo isso é de extrema importância para o desenvolvimento urbano”, afirmou Luiz.

Militante do Movimento Social há mais de 30 anos, coordenadora e idealizadora do Movimento Nacional de Luta por Moradia, Maria Clara, afirmou que o seminário traz uma oportunidade para discutir temas tão importantes como: Habitação e desenvolvimento das cidades. “Acho importante que o seminário discuta esses assuntos, é um exercício de democracia”, pontuou Maria Clara.

O seminário trouxe para a agenda pública e política questões urbanas que sempre são tratadas apenas no âmbito local. Elas promovem a formação de redes de difusão de informações sobre a função social da cidade e da propriedade e fortalecem o Conselho das Cidades, que age como interlocutor das propostas aprovadas em plenárias, ampliando a participação popular.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Sedurb / Idurb-ES

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaque Home

18/12/2024

Festival ArqCult promove um dia de celebração à Arquitetura e Urbanismo

Destaque Home

17/12/2024

140ª Reunião Plenária – Participe!

AU

13/12/2024

Edital de Seleção de Coordenador de Projeto de Athis – Resultado

Destaque Home

10/12/2024

Conheça os Vencedores da Premiação Acadêmica do CAU/ES